O CR-Scan Lizard é o mais novo scanner 3D da Creality que chega ao mercado com a promessa de baixo custo e elevada precisão.
Após a marca surpreender o mundo em 2020 com o CR-Scan 01, uma ferramenta indicada para pequenas e médias empresas, com características que se comparam a ferramentas profissionais. O CR-Scan 01, primeiro modelo da marca, custa cerca de R$6.000,00 em terras brasileiras, possui alta precisão e pode ser usado com ou sem prato giratório.
E recentemente, em Fevereiro de 2022, impulsionada pelo grande sucesso de seu primeiro digitalizador 3D, a Creality anunciou via Kickstarter uma oferta ainda mais econômica de scanner 3D: o CR-Scan Lizard. Este novo digitalizador será posicionado como um produto de entrada, promete ser acessível para todos e tem como objetivo popularizar a categoria de scanner 3D no mercado.
Principais Características do CR-Scan Lizard
Apesar de mais simples, este novo modelo conta com dois recursos que ultrapassam quase 90% dos scanners 3D do mercado: ele possui uma incrível precisão de 0,05 mm e é capaz de capturar objetos sem a necessidade de marcadores.
Este scanner também possui outras características que merecem destaque. Ele pode ser usado sob a luz do sol, consegue escanear objetos escuros e possuir três modos de captura para objetos de diferentes tamanhos.
Precisão do CR-Scan Lizard
O CR-Scan Lizard possui precisão de 0.05mm, valor menor que a espessura média de uma folha de caderno, que é de 0,074mm, ou seja, trata-se de um scanner de alta precisão.
Esse parâmetro pode ser definido como a comparação do objeto real (que será digitalizado) com o modelo 3D que foi gerado. É uma característica muito importante em digitalização 3D, pois quanto melhor a precisão, mais próximo do objeto real será a imagem gerada. Vale ressaltar que a precisão é medida em milímetros e quanto menor for o valor, maior é a precisão do scanner.
Captura sem marcadores
E esse é outro ponto em que os scanners da Creality se destacam, tanto o CR-Scan Lizard quanto o CR-Scan 01 dispensam o uso de marcadores e mesmo assim entregam uma digitalização com grande precisão. Uma grande vantagem de uma captura sem marcadores é que a digitalização se torna mais ágil e barata, pois não é necessário fazer a compra dos marcadores e nem fixá-los no objeto.
Marcadores, conhecidos em inglês como Markers ou Targets, são pequenos adesivos impressos com um ponto preto ou branco que servem de guias para a digitalização. Esses marcadores são colados no objeto que será digitalizado e têm como objetivo aumentar a precisão da digitalização, pois scanners 3D fazem o mapeamento através da diferença de contraste das diferentes áreas do objeto.